Estágio Prático de Ergonomia 2018-2

 
Estágio Prático de Ergonomia aplicada ao trabalho
 
 
Este estágio é para você, profissional de Saúde Ocupacional, seja lotado em um SESMT de uma corporação, perito da justiça do trabalho ou assistente técnico, médico do trabalho, engenheiro de segurança, perito do INSS, enfermeiro do trabalho, psicólogo do trabalho, terapeuta ocupacional, técnico de segurança e fisioterapeuta do trabalho. 
 
Apresentação: Este estágio foi formatado com base nas sugestões de ex-alunos do Curso Proergon e de profissionais da área de Saúde Ocupacional interessados em aplicar na prática os conceitos da ergonomia aplicada ao trabalho em situações reais aprendendo, reforçando conhecimentos já adquiridos e se aprimorando na realização de uma Análise Ergonômica do Trabalho consistente na determinação tanto dos riscos ergonômicos laborais, como na sua correlação com as doenças a eles relacionadas, assim definindo com segurança o risco ergonômico (presença ou ausência) e o nexo causal (positivo ou negativo).
O estágio apresenta duas etapas, sendo uma em EAD (Educação à distância), portando não presencial e outra no formato de Workshop, de tal forma que exigirá a sua presença apenas durante dois dias , sendo as demais participações “totalmente” à distância, através do seu PC, laptop, tablet, celular, etc.
 Atividades práticas: as atividades práticas (data ainda a ser confirmada) serão por nós realizadas com pequeno grupo de alunos, em “ambiente controlado”, com a aplicação das ferramentas de ergonomia (Decomposição Analítica, Voz do Cliente, NIOSH, RULA, OWAS), desde a “identificação” do Posto de Trabalho, sua descrição e decomposição analítica, até as dificuldades encontradas na prática do dia a dia com o uso das referidas ferramentas e na determinação do nexo causal em LER-DORT e TMRT (Transtornos Mentais Relacinados ao Trabalho).

Profissionais* da Saúde Ocupacional ligados à prevenção ou à perícia, interessados em aprender a realizar uma Análise Ergonômica do Trabalho usando corretamente as ferramentas ergonômicas, embasando as suas decisões trabalhistas com segurança e confiabilidade, conforme a legislação trabalhista brasileira.

 

*Médico do trabalho, Engenheiro de Segurança, Fisioterapeuta do Trabalho, Técnico de Segurança, Enfermeiro do trabalho, Psicólogo do Trabalho, Terapeuta Ocupacional. 

Lenz Alberto Alves Cabral

Médico do Trabalho/Ergonomista.

Mestre-FAMERP/SP: "Nexo Causal no Acidente do Trabalho".

Especialista em Medicina do Trabalho pela ANAMT/AMB.

Especialista em Ergonomia, com Pós-graduação Latu-Sensu realizado na Faculdade de Ciências. Médicas de Minas Gerais /Belo Horizonte- MG, reconhecido pelo MEC.

Professor convidado em vários Cursos brasileiros de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança.

Professor e Coordenador do Curso de Gestão em Ergonomia Aplicada ao Trabalho/PROERGON Uberlândia/MG.

Autor dos Livros

Abre a CAT?” lançado em novembro de 2011 pela LTR, atualmente na 5ª edição.

"Limbo Trabalhista", lançado no I Congresso Brasileiro de Psiquiatria Ocupacional.

  • Perícia oficial e assistência técnica: aprimoramento do estabelecimento do Nexo causal, com o conhecimento de ergonomia aplicada ao trabalho, na realização da AET (Análise Ergonômica do Trabalho) e o uso de ferramentas usadas em ergonomia, de modo prático e objetivo.
  • Perícia do INSS: aprimoramento do estabelecimento do Nexo causal, com o conhecimento de Ergonomia- AET- ferramentas de ergonomia.
  • Medicina do Trabalho, junto ao SESMT: prevenção e condução de casos complexos de doenças ocupacionais e aprimoramento do estabelecimento do Nexo causal. Atendimentos às demandas atuais, como absenteísmo, prevenção de doenças relacionadas ao trabalho, NTEP, TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) /ACP (Ação Civil Pública) Laudo Ergonômico/AET (Análise Ergonômica do Trabalho):
  • Prova de Título de Especialista ANAMT: Os temas abordados contemplam o Programa da Prova de Conhecimentos. A participação no curso confere 10 

 

  • outubro- (EAD- Educação à distância) Ergonomia I - Introdução.
  • novembro- (EAD- Educação à distância) Ergonomia II - Sobrecargas ergonômicas.
  • dezembro- (EAD- Educação à distância) Ergonomia III - Ferramentas Ergonômicas e AET (Análise Ergonômica do Trabalho).
  • janeiro- (EAD- Educação à distância)LER-DORT- Diagnóstico e nexo causal nas principais LER-DORT.
  • fevereiro- (EAD- Educação à distância)TMRT (Transtornos Mentais Relacinados ao Trabalho)-  Diagnóstico e nexo causal nos principais TMRT.
  • março- (Aula presencial- Uberlândia/MG, (data ainda a ser confirmada). Aula prática: Realização de Análise Ergonômica em pequenos grupos, em "ambiente controlado", estabelecimento de nexo causal laboral em LER-DORT e Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho, totalmente orientada por tutores Proergon sob a supervisão do instrutor Lenz Cabral.

Será emitido o certificado para o aluno com participação nas quatro aulas, ou seja, nas três aulas em formato EAD (EAD- Educação à distância: julho, agosto e setembro), na aula presencial de junho e, com 60% de participação dos Fóruns de Discussão. 

  • Pagamento à vista (desconto de 10%): 3.240,00 (tres mil,  duzentos e quarenta  reais).
  • Pagamento parcelado: 6 mensalidades de 600,00 (seiscentos reais). Observação: A partir do segundo inscrito pela mesma empresa, haverá desconto para cada um de 10%. Desconto também de 10% para o aluno inscrito que indicar um colega, após sua matrícula e regularidade no curso.
  • Opções de pagamento: Depósito bancário ou boleto bancário a ser solicitado por e-mail: contato@proergon.com.br
  • Dados bancários:

Banco Itaú (341)

Agência: 0148

Conta Corrente: 92400-4

CNPJ: 09.505.020/0001-99

Assessoria e Consultoria Cabral Ltda.

Seis meses: de outubro de 2018 a março de 2019.

91 horas, sendo 75 horas EAD (15 horas por mês x 5 meses) + 16 horas presenciais.

Pontuação para prova de título: 9,1 pontos.

Critérios ANAMT: Carga horária: 91 horas;  0,1 ponto por hora, máximo de 10 pontos. Portanto, 0,1 x 91 = 9,1 pontos.

Edital da ANAMT, ANEXO I - CURRICULUM VITAE PADRÃO (Página 08), FORMAÇÃO CONTINUADA (Página 03), Cursos de Atualização, Aperfeiçoamento, Aprimoramento em Medicina do Trabalho, Cursos Pré-Congressos na Área de Segurança ou Medicina do Trabalho: 0,1 ponto por hora, máximo de 10 pontos.